domingo, 21 de novembro de 2010

Cemitério:



Cemitério Bom Jesus de Paranapiacaba
 
 
   Conhecido popularmente como Cemitério de Paranapiacaba.
 
Localizado na Estrada de Paranapiacaba, s/nº., Bairro de Paranapiacaba
Santo André
     O cemitério foi fundado em 25 de Julho de 1900, possui em uma área de 20.000 m², aproximadamente 600 Jazigos de concessão perpétua construídos.
     Este cemitério foi construido pelos Ingleses, que na época construiam e trabalhavam na estrada de ferro. Na época ocorreu uma epidemia muito forte que levou a óbito centenas destes operários, que estando longe de seus lares, eram alí sepultados.
     Foi tombado como patrimônio histórico pelo Município, pois seus jazigos são em sua grande maioria construções bastante antigas datadas daquela época.







     Com estas  fotos acima, pode ser discutido com as crianças a relação que as datas de tais mortes tem em comparação com a história da Vila de Paranapiacaba.( O que será que aconteceu no dia 14/06/1920?)
   
    O conceito tempo histórico não é linear, o tempo é invenção do homem. O tempo histórico “precisa ser compreendido, também, como um objeto de cultura, um objeto social construído pelos povos, como no caso do tempo cronológico e astronômico” (PCN, 1997, p. 37), muitas vezes, acaba limitando o homem, as suas ações, pois sugere que o homem deve seguir ou seguiu uma mesma seqüência de acontecimentos. Quanto ao conceito de sujeito histórico para o PCN (1997, p.36) “os sujeitos da História podem ser os personagens que desempenham ações individuais ou consideradas como heróicas, de poder de decisão política de autoridades, como reis, rainhas e rebeldes”, ou seja, o sujeito histórico pode ser agente de ação social, que acabam sendo importantes para estudos históricos.

   

Um comentário: